sábado, 14 de janeiro de 2012

A LEBRE E A TARTARUGA E SUA LIÇÃO PARA 2012

 “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.” Coríntios 9.24
Há pouco tempo retomei a vida de corredor amador nas manhãs ensolaradas da praça principal da cidade onde moro. O corpo preguiçoso dava sinais de que precisava de mudança dos hábitos sedentários. Na praça, reúne-se bom número de pessoas de diversas idades com o mesmo objetivo: caminhar ou correr por uma vida saudável. Dia desses, eu estava “trotando” suavemente pela pista, lembrando muitas coisas, de repente, notei a aproximação de dois rapazes. Em poucos minutos ultrapassaram-me ganhando folgada dianteira. “Que vexame!” Pensei. Todavia, mantive a passada demorada apesar da tentação de imprimir ritmo maior. Continuei na minha. Mas, surpresa! Nova ultrapassagem da dupla vestida com calças jeans. “Ah! Não! Agora eu disparo!” Aquilo era um verdadeiro insulto a quem já foi o mais veloz da turma na adolescência. Embora “ultrajado” declinei da ideia. Fui dando voltas tranquilamente. O suor se apoderava de praticamente toda a roupa. Subitamente, percebi que estava sozinho. “Cadê aquelas lebres?” Após cruzar a placa que indicava o início dos quatrocentos metros, olhei para os bancos da praça e vi os dois, língua de fora, sem fôlego, vencidos pelo cansaço. “Três voltas numa pistinha dessas... esses camaradas são moles demais!” Dizia, nos meus solilóquios. Prossegui triunfante, aumentando a velocidade cautelosamente. Por fim, aqueles meninos tiveram que assistir — durante o tempo em que ficaram sentados —, várias idas e vindas minhas enquanto recuperavam as forças.
Quantos na vida agem assim, especialmente no início do ano, logo após fazer resoluções no meio do “Réveillon”. Começam numa velocidade impressionante. Antes mesmo que cheguem à metade, lá estão sentados nos bancos das praças, cansados e envergonhados vendo os que se prepararam melhor ultrapassá-los. Pior ainda são os que depositam forças e esperanças tão somente nas conquistas efêmeras e terrenais. Ignorando a perspectiva espiritual da vida, tornam Deus e o salvador Jesus Cristo assuntos triviais e de menor importância.
O apóstolo Paulo escrevendo aos Coríntios deixa claro que os que correm devem se preparar bem e fazê-lo de forma inteligente a fim de alcançar os louros da vitória. Este ensino se aplica a vida espiritual. Devemos correr bem aqui durante a vida, para depois nos encontrarmos com Deus. E só podem correr bem, com a certeza da vitória, aqueles que correm sob as orientações de Jesus Cristo — o treinador por excelência.
Ore: Pai ensina-me a correr nesta vida, sabiamente, para que eu triunfe e não seja envergonhado nem aqui nem no porvir. Com ações de graça eu lhe peço isto, em nome de teu filho Jesus. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário