sábado, 7 de janeiro de 2012

A CANÇÃO DO ESTÚPIDO E O CAMINHO SOBREMODO EXCELENTE

Melhor é ouvir a repreensão do sábio do que ouvir alguém a canção do tolo. Ec. 7.5
Vou largar minha casa e morar num cabaré...
...com a mão cheia de dinheiro...
...de corpo e alma no crime...
Estes são alguns dos versos de algumas músicas (?) que tocam à exaustão nos rádios de muitos jovens nas mais diferentes plagas brasileiras. Estamos falando do horrendo funk cujo berço de nascimento é a cidade maravilhosa, o Rio de Janeiro. Infelizmente, é esta música (?) que estamos sendo forçados a ouvir quando andamos pelo passeio público. Lá estão eles, imberbes e grandes, sozinhos ou em turbas, empunhando rádios e celulares nas esquinas, nas portas das casas ou até mesmo no comércio local executando, no volume máximo, esses louvores do inferno; é o sequestro dos ouvidos, mantidos em cativeiro sonoro até que a sensatez se depaupere totalmente e capitule ante ao desatino moral. Uma verdadeira apologia às torpezas mais baixas da alma. A louvação da depravação. O estrondoso aplauso ao descaminho.
Talvez alguém erga a voz para dizer que isto é uma apenas pândega juvenil. Não é. Os autores dessas horríveis canções (?) e seus apoiadores estão conluiados para o mal ou parecem não querer enxergar a dimensão dos descalabros que estão impingindo na juventude atual. A saber: limitação intelectual, alienação política, social, educacional, familiar, deterioração dos bons costumes, desregramentos, morte espiritual, etc. É  filosofia da vida burra. São bois caminhando trôpegos para o abatedouro dos espíritos imundos.
Confesso estar temeroso pela sorte futura desta garotada amasiada com o ilícito e que por sua própria vontade ou quem sabe ignorância, divorciou-se de Deus. Caso não sejam despertados do estado de embriaguez, toda a sociedade sofrerá as consequências maléficas da sua passividade diante do enxovalhamento moral pelo qual passa nossos meninos e meninas. Exclusive a juventude, posto que sejam títeres da iniquidade. A propósito, os sinais já estão claramente presentes. As agências noticiosas, institutos de pesquisa governamentais e não-governamentais mostram todos os dias resultados pasmosos: adolescentes grávidas, violência doméstica, jovens afundados no crime e na dependência química. Não se engane. Esta música ruim contribui, e muito, para o aumento desses números. Ela exerce influência inquestionável sobre o ser humano. O corpo a absorve. Qualquer musicólogo razoável pode explicar melhor. O que dizer então das almas desprovidas de senso crítico ou lucidez espiritual? Estas são presas mais fáceis ainda.  
Mas o que fazer?
À igreja do Senhor Jesus Cristo cabe o papel de arauto do reino dos céus pronunciando-se como voz profética – não aquela preconizada pelos vendilhões do templo e defensores do falso evangelho da prosperidade –, semelhantemente aos antigos profetas bíblicos que denunciavam os pecados do povo, as mazelas por eles provocados, clamavam contra as loucuras humanas de tentar viver uma vida sem Deus e que chamavam o povo ao arrependimento das suas transgressões.
O distinto filósofo e matemático francês Blaise Pascal certa feita disse:
“Sem Jesus Cristo, o homem permanece no vício e na miséria; com Jesus Cristo, o homem está imune do vício e da miséria. Nele está nossa virtude e toda a nossa felicidade. Fora dele há apenas vício, miséria, erros, trevas morte e desespero.”
Agostinho, brilhante teólogo e bispo de Hipona, tratando da sua vida pregressa e conversão ao Senhor Jesus Cristo escreveu na monumental obra Confissões do mestre:
“Errei. Mas recordei-me de Vós. Ouvi atrás de mim a vossa voz a exortar-me a que voltasse. Porém dificilmente a podia ouvir, por causa dos tumultos turbulentos.”
“Agora ardente e anelante, volto à tua frente. Ah! Ninguém me impeça; beberei e viverei. Oxalá eu não seja a minha própria vida! Por minha culpa mal vivi; causei-me a morte. Em vós revivo. Falai, conversai comigo. Acreditei nos vossos Livros, cujas palavras encerram grandes mistérios.”
O sumo-pastor Jesus sentenciou:
“...o tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho.” Mc 1.15
“Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.” Jo14.6
Esse é o caminho sobremodo excelente, andemos nEle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário