sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

FALA MUITO!

O que guarda a boca e a língua guarda sua alma das angústias. Pv. 21.23


O filme Auto da Compadecida, obra clássica de Ariano Suassuna, mostra a cômica história de dois pobretões nordestinos que se metem em diversas confusões; depois de morrerem ambos se veem numa disputa entre o céu e o inferno pelas suas almas. Os dois personagens são brilhantemente interpretados pelos atores Matheus Nachtergale e Selton Mello nos papéis de João Grilo e Chicó respectivamente. Mas Chicó dá um show à parte. Sobretudo pelos inúmeros “causos verdadeiros” que ele vai contando ao longo do filme. Quando inquirido a dizer se aquela história era verdadeira, encerrava sua fala com a indefectível frase que virou bordão neste país: “Não sei, só sei que foi assim!”

O livro de provérbios é um compêndio de ensinamentos práticos para a vida. Em grande parte dos seus trinta e um capítulos é possível notar as reiteradas advertências contra os perigos de falar além da conta ou de forma precipitada. O provérbio acima diz que aquele que guardar a sua boca livra a própria alma das angústias. Mas o que é angústia? O dicionário Silveira Bueno assim define o vocábulo:


Angústia - grande aflição; desgosto; ansiedade com opressão; agonia.


Com efeito, inúmeros dissabores são provocados por quem não consegue segurar a própria língua. A fofoca, a precipitação e a mentira andam de mãos dadas. Na conta desta tríade maligna estão o esfacelamento de casamentos, amizades desfeitas, laços familiares quebrados, carreiras prejudicadas, países divididos; e até mesmo mortes. Infelizmente,sempre existe um público ávido por saber as “últimas novidades”. Já percebeu quantas publicações, programas, blogs e sites dedicam atenção à exibição de matérias tratando da vida íntima desta ou daquela celebridade? Uma pesquisa rápida nos principais portais na internet revela esta mórbida paixão humana: os assuntos mais comentados versam sobre a vida alheia. Em meados de 97 a perseguição dos paparazzi (fotógrafos que seguem artistas) acabou contribuindo para a morte da princesa inglesa Diana.


Então como escapar desses males que grassam a humanidade há séculos? Particularmente, acredito que os três crivos abaixo podem ser muito úteis. Senão vejamos:


1)Você está convicto de que as histórias são verdadeiras?
2) Ainda que sejam, será bom contá-las?
3) Por fim, é necessário mesmo a divulgação delas?


Se conseguirmos usar estes filtros antes de falarmos, dificilmente vamos provocar dores para as nossas vidas e confusões para os outros, ou até mesmo padecer do mal de Chicó. Melhor ainda, não seremos obrigados a ouvir as palavras que o técnico de futebol Tite disse para seu companheiro de profissão Luiz Felipe Scolari durante um nervoso derby envolvendo suas equipes:


-“Fala muito!”


Que D’us nos ajude!


P.S.: Tite e Luiz, outrora amigos, não se falavam até a data desta publicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário