terça-feira, 26 de junho de 2012

A IMPORTÂNCIA DO CULTO DOMÉSTICO


 “E perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração...” (At 2.46)

O livro de atos é o registro histórico do surgimento da igreja de Jesus como comunidade de fé. Lemos nele que muitos se uniam, dia após dia, aos crentes na pregação de Jesus de Nazaré. Em pouquíssimo tempo a jovem igreja cresceu em proporções incríveis. Por que ela cresceu tanto? Sem dúvida, a chave para entendermos esse fator está expresso no versículo que encabeça este texto.

Em primeiro lugar, os crentes mantinham-se juntos, unidos, com um mesmo propósito todos os dias no templo em Jerusalém. Alguém já disse, com bastante acerto, que se um fio estiver partido é impossível à energia elétrica chegar a qualquer aparelho. Da mesma forma um grupo dividido, espalhado, não pode alcançar sucesso nos seus empreendimentos, quaisquer que sejam eles (Mt 12.25).

Em segundo lugar, eles compartilhavam o que possuíam com seus irmãos de fé. Ninguém na igreja sofria privações severas. Aqueles cristãos estavam atentos a necessidade dos seus iguais. Eis o retrato vivo do mandamento de Jesus a respeito do amor ao próximo muito bem explicado pelo apóstolo Tiago na epístola que leva seu nome. (Tg 2.14-17).

Em terceiro lugar, eles partiam o pão em casa. Essa passagem tem duplo significado. Primeiro, os irmãos reuniam-se nas casas uns dos outros para fazer refeições, ninguém era excluído. Segundo, e assaz importante, a igreja cultuava a Deus, nas casas, depois desses banquetes. Temos aqui a semente do triunfo da santa igreja de Jesus, a saber, o culto doméstico. Os crentes viram a igreja crescer e florescer por causa dos muitos cultos realizados nas residências. Pais, filhos e parentes, amigos realizavam celebrações regularmente em seus lares.

Em quarto e último lugar, o ambiente dos banquetes e cultos domésticos era revestido de contagiante alegria e simplicidade de modos. Afinal, ali a embriaguez e a festividade eram provocadas pelo amor de Jesus, especialmente pela ativa ação do bendito Espírito Santo derramando as bênçãos do Senhor sobre irmãos e irmãs; nada tinha que ver com bebidas alcóolicas ou outros elementos nocivos (Ef. 5.18-21). Foi desta maneira que a igreja avançou e o Senhor operou nas famílias que constituíam a igreja.

E você, caro irmão e irmã? Tem feito assim? Em sua casa há cultos domésticos? Você pai, você mãe tem reunido seus filhos para prestar culto a Deus no seu lar todas as semanas? E você marido e esposa? Se sua resposta é sim, prepare-se pois há som de abundante chuva da graça de  Deus vindo na sua direção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário